terça-feira, 24 de maio de 2011

Flores e Plantas I : Pata-de-Elefante


Nome científico: Beaucarnea recurvata
Nomes populares: nolina, pata-de-elefante, biucarnea


Acho essencial ter vegetações numa decoração, dá vida ao ambiente.
A Pata-de-Elefante (Beaucarnea recurvata) é muito usada para esse fim e gosto muito. Ela é uma planta super fácil de cuidar e tem um design interessante, às vezes até muito exótico.




Pode ser plantada em vasos dentro de casa ou direto no solo na área externa.
Vai bem à meia-sobra, sol pleno ou luz difusa.
Esse nome popular surgiu em função do formato do caule dela, parece uma pata de elefante apoiada no chão.
Ela pode chegar a 5 metros de altura, porém seu crescimento é bem lento.
Essas abaixo são minhas. As duas estão plantadas em vaso e ficam na área externa da casa, a meia-sombra.


Essa tem aproximadamente 70cm de altura
E essa tem aproximadamente 1.50m de altura



Características:

"Semi-lenhosa arbustiva, originária do México, de 3 a 5 metros de altura, de tronco geralmente não ramificado, muito dilatado na base, com uma cabeleira de folhas na extremidade, coreáceas, côncavas e de margem áspera.
Inflorescências eventuais, grandes, densas com numerosas flores pequenas e esbranquiçadas, formadas no outono e de pouco valor ornamental.
Na fase juvenil é excepcional para plantio em vasos ou para formação de pequenos grupos, a pleno sol. Na fase adulta e idosa, em parques e jardins impressiona pelo aspecto estranho, exótico e muito imponente de seu conjunto arquitetônico. É tolerante a baixas temperaturas. Multiplica-se por sementes produzidas nas plantas femininas."
fonte: "Plantas Ornamentais no Brasil"
Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza - 3-edição

as flores dela

as mudinhas - foto do site: www.clickmudas.com.br

Algumas imagens interessantes delas:

foto do site: www.panoramio.com/photo





foto do site: www.infojardin.com

foto do site: www.jardineria.pro.wp

Em vaso de barro, cerâmica, vidro, direto no solo...enfim em qualquer lugar, a pata-de-elefante valoriza o ambiente. Eu adoro as minhas !!!

Carol Campelo Festugato







10 comentários:

  1. Oi CArol,
    Suas patas-de-elefantes estão lindas! tenho uma há 12 anos, tem só 1,20 metro e está lançando um cacho de flores! estou acompanhando com fotos, mas queria perguntar se você sabe se a planta sobrevive depois da floração, procurei na Internet e ninguém fala nada sobre isso... por acaso você sabe? obrigada. Julia Rosa
    brazbiz@brazbiz.biz

    ResponderExcluir
  2. A minha pata de elefante caiu todas as folhas e apodreceu o olho , o que eu fasso ? marluciafmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, na verdade, não sei exatamente o que você deve fazer, eu imagino que pelo o que você falou, talvez não tenha jeito de "salvar" sua Pata se o olho apodreceu, nunca aconteceu isso com as minhas. Mas o ideal seria você conversar com alguém do ramo, que entenda, como um paisagista por exemplo, talvez ele tenha alguma solução para você não perdê-la. Desculpe não poder te ajudar mais !! E obrigada por acessar o meu blog !!Bjs.

      Excluir
    2. Fernanda se voce ainda não perdeu ela voce tira toda a parte que estiver podre e coloque um pouco de canela em po molhada para tampar a o corte que voçe fez ela soltara brotação nova

      Excluir
  3. no transporte de carro minha pata de elefante quebrou o broto soltou como se fosse palmito, estou preocupado sera que prejudicou o resto de sua estrututra? oque devo fazer onde soltou o broto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem??? Nossa, coitada da Pata...mas acho que talvez dê para recuperá-la!!! Eu não sei te dizer o que fazer nessa situação, pois na verdade não tenho conhecimento técnico e nunca aconteceu isso nas minhas, te sugiro procurar um profisional do ramo como por exemplo um paisagista, ou perguntar em algum blog de paisagismo, com certeza eles te darão uma orientação melhor do que eu !! Um abraço e boa sorte!!!

      Excluir
  4. Adorei! Acabei de comprar a minha e estou amando! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rachel, ela fica linda em qualquer ambiente, adoro o desenho dela !!!! Felicidades para você sua nova Pata de Elefante !!!hehe Beijinhos

      Excluir
  5. fabio dionizio xavier17 de setembro de 2014 14:37

    como faço para comprar o vaso pata de elefante da foto 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, tudo bem? Essas fotos foram usadas apenas como exemplo, não são vasos que estão à venda. Talvez você encontre algo parecido em alguma floricultura ou em lojas online. Carol.

      Excluir